Por que Ricardo Ohara é o melhor youtuber da atualidade?

Diego Falabella
4 min readDec 27, 2019

--

Ricardo Ohara em um dos seus vídeos no Youtube -Ohara é brasileiro com ascendência japonesa e mora atualmente no Japão

Quando a ocupação “youtuber” é mencionada, já vamos imaginando que a pessoa em questão é extrovertida, carismática, engraçada, que está à disposição para entreter com conteúdo amador. E essa camuflagem já foi utilizada por Ricardo Ohara um tempo em um de seus canais, na tentativa de conquistar o público. E ele falhou. Falhou como em outras tantas carreiras que ele tentou emplacar: caminhoneiro, funcionário de fábrica, estudante de medicina, comerciante de perfumaria… As falhas de Ricardo não se limitam no âmbito profissional. Segundo Ohara, ele já foi casado, trabalhando no Japão para bancar os estudos da esposa no Brasil, que pediu o divorcio assim que formou. Já tentou retornar ao Brasil para reconciliar o matrimônio (tendo que vender o seu adorado Toyota Chaser, alcunhado de Laranjão) mas não obteve êxito. Versão contestada pela esposa. Vivendo no Japão, com uma relação pouco amistosa com os pais e com o irmão, ele se sentia isolado. E mesmo depois de tantas porradas da vida, dificuldade de socialização em um país muito regrado, com poucos empregos estáveis e onde a taxa de isolamento tecnológico e a dificuldade de expressar seus sentimentos é alta, Ohara não se deu por vencido. Ele tem uma energia interna esperançosa e corajosa de seguir adiante.

“A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.” Manoel de Barros

Da mesma forma que Chuck Noland (Tom Hanks no filme Náufrago), Ohara projetou em dois sapos de pelúcia dois amigos, companheiros que frequentemente aparecem em seus vídeos. Com uma rotina de trabalho extensiva, pouca sociabilização e consecutivas decepções em seus projetos, Ohara aparentou por vários vídeos ser uma pessoa depressiva, inclusive com paranoias de perseguição (inclusive existe uma live de 7 horas de duração onde seus seguidores puderam acompanhá-lo durante uma noite de sono para vigiá-lo contra os ameaçadores stalkers). E enquanto isso seus fieis seguidores do youtube, um número limitado, porém fiel, não deixaram de acompanhá-lo, incentivá-lo, propor alternativas e compartilhar seus conteúdos pela internet.

Amigo Sapo e Sapinho Amigão

Se você leu até agora deve estar pensando porque raios esse Ricardo Ohara é o melhor youtuber da atualidade?

No final de 2019 aconteceu uma virada no canal do Ricardo Ohara. Até então, seus vídeos mais conhecidos eram de reviews de produtos japoneses, ou quando mostrava algum bastidor da sua vida no Japão. Curiosidade que alimenta a audiência de vários outros canais, como o da Camila Pipoka. Com um vídeo melancólico chamado “A vida de Ricardo Ohara”, produzido pelo canal do Nicolas Morais, Ohara passou a sair da bolha de recomendação do algoritmo do youtube e atingiu muitas outras pessoas que simpatizaram com seus vídeos. Enquanto ele se vestiu de Coringa para dançar e comemorar a “incrível” marca de 50mil seguidores, seu canal já estava batendo os 100mil seguidores. Agora já ultrapassa 150mil.

Ricardo Ohara é único

Humilde, sempre de bom humor, sempre intercala suas frases com um “e aí cara” ou um “Aí sim, hein, cara”, quando algo dá certo. Ele é como se fosse um personagem coadjuvante de um seriado de televisão. Aquele que sempre tenta fazer algo e dá errado. Ele ri de si mesmo. E nós espectadores rimos juntos com ele.

A internet contemporânea traz uma necessidade exacerbada de presença, mas extinguisse a representação. O mundo não está lotado de modelos bronzeados/as bem alimentados organicamente, financeiramente e aparentemente felizes. O mundo atual está repleto de pessoas solitárias, com dificuldades de se relacionar, consumindo conteúdo e produtos à mercê da escolha de algoritmos computacionais, preocupadas com o futuro, ansiosas, desesperançosas. Por isso Ohara é tão importante. Ricardo Ohara chegou para representar essa turma e dizer: tá tudo dando errado…tá foda…mas eu vou continuar…vou tentar. E suas pequenas vitorias começam a aparecer.

Comentário de seguidor sobre o Ricardo Ohara

Ohara tem feito lives nas ruas sempre conversando com a câmera como se o espectador fosse um amigo presente, que está acompanhando-o na jornada. Estamos observando a vida de Ohara constantemente através de seu olhar. Não como Big Brothers, mas com a ilusão de presença, de participação.

“Como se chegou à ideia de que seres humanos poderiam se relacionar uns com os outros por cartas! Pode-se pensar em uma pessoa distante e pode-se tocar uma pessoa próxima, todo o resto vai além da força humana” KAFKA, Cartas à Milena

No fim de 2019 chegou a hora do plot twist onde o personagem principal passa a se dar bem. Começou a receber incentivos financeiros durante as lives. Seu canal está com um crescimento expressivo de tamanho, incluindo membros patrocinadores do canal. A família de apoiadores cresceu. É possível ver até uma mudança em sua fisionomia.

Ricardo Ohara durante a live em visita à Tokyo

Não quer dizer que agora a vida de Ohara será um mar de rosas. Muitos desafios e percalços continuaram aparecendo em sua trajetória, mas, certamente, uma torcida de amigos virtuais estarão apoiando-o e incentivando-o a seguir em frente.

Ricardo Ohara merece sua atenção: Conheça seu canal do Youtube.

--

--

Diego Falabella
Diego Falabella

Written by Diego Falabella

Jornalista, desenhista no instagram.com/mimodramas. Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD UFMG). Sempre assistindo David Lynch e lendo David Foster Wallace.

Responses (2)